terça-feira, 1 de março de 2011

As pupilas do senhor reitor

O Sr. José das Dornas, que era um abastado lavrador. Ele estava muito preocupado com o seu filho mais novo, que era muito fraquinho, ao contrário do seu filho mais velho, que era muito forte. Um dia o pai foi falar com um reitor, para que o Daniel fosse estudar, coo era muito fraquinho. Mas um dia ele começou a chegar atrasado ás aulas, e o reitor seguiu-o para ver onde ia ele. E foi dar a um campo de pastoreio onde Daniel se encontrava com uma rapariga. Quando o reitor mandou o Daniel para uma escola de medicina, A rapariga, que se chamava Margarida ficou muito triste. Mas, o seu filho Pedro, também tinha uma paixãozinha, Clara, a lavadeira, que era irmã da Margarida.
        Quando Daniel voltou da escola de medicina, houve uma festa. Pedro convidou-o a ir passear com ele, para lhe apresentar a sua futura mulher. Um dia ele recebeu um bilhete de Margarida, a dizer que alguém estava doente, dirigido ao antigo médico, mas como ele estava a dormir, foi Daniel a ir. Mas quem lá encontrou era Clara.
        Uma noite houve uma festa chamada “Noite da desfolhada” e a quem calhasse um espiga vermelha, tinha que distribuir abraços por todos, e quando lhe calhou uma espiga vermelha, ele deu um abraço a Clara, muito grande. Um dia o reitor encontrou o Daniel á beira de um precipício, porque o Pedro encontrou-o no jardim da sua futura esposa. Na manhã seguinte Pedro ia se casar com Clara.
Fim.
Imagem in:As pupilas do senhor reitor

1 comentário: